menu
31/01/2018

4 regras de ouro


Se há coisa que estes 5 anos de faculdade me ensinaram foi método de estudo. Cada pessoa tem o seu e aos poucos vai-se adaptando às melhores formas de concentração que a tornem mais produtiva e eficiente. Há 4 dicas que eu considero muito importantes. 


1. O tempo é tudo! Organizem-se, façam planos de estudo. Não estudem aquilo que já sabem: este talvez seja o erro mais comum de todos. Temos sempre a tentação de estudar e estudar temas que já sabemos só para convencermos o nosso cérebro de que o tempo de estudo já rendeu. Está errado! Se já sabem, já sabem. Aproveitem cada minuto para estudarem as matérias que têm mais dificuldade. O vosso tempo de estudo é precioso, por isso arregacem as mangas e foquem-se no que interessa. 

2. Memória visual. Para mim esta é a regra de ouro dos ouros. Memória visual é a nossa melhor amiga na hora H. Por isso querem uma dica? Imprimam os slides ou qualquer que seja o material de estudo, façam apontamentos. Sublinhem, usem cores, pintinhas, risquinhas, o que quiserem, desde que garanta que no momento de aperto vocês se vão lembrar onde estava aquela frase, à beira da imagem tal que sublinhaste a amarelo. Memorizem a ordem dos tópicos, imagens...Mas isso ao final de uns dias de luta intensiva já é automático e mesmo que não façam por isso, a vossa memória vai-se encarregar de decorar onde está cada coisa.

3. Música de fundo. Mais um método que depende de pessoa para pessoa. Mas, cá para nós, não é muito aconselhável estudar com músicas que conhecemos melhor a letra do que a matéria que temos à nossa frente. Estudem com músicas instrumentais, sons da natureza, o que gostarem mais. Há milhares de playlists espalhadas pelo youtube e spotify que vos vão ajudar a focar no que interessa.

4. Nunca fiquem com a dúvida atrás da orelha. Têm alguma dúvida? Pesquisem, perguntem a um colega, ao professor. Nunca, em circunstância alguma, vão para o exame com dúvidas escondidas atrás das costas, às vezes temos pouca sorte e não vá o diabo tecê-las e ainda temos uma surpresa! Isto permite que vocês tenham mais confiança no que sabem e encarem uma prova como um desafio à qual vocês, se estudaram, estão preparados.

E não se esqueçam que manter a mente positiva e dormir bem é meio caminho andado. Mas, claro, o cafezinho estará sempre lá! 

4 comentários:

  1. São óptimas dicas. Estou no segundo ano e é muito mais fácil meter as coisas na cabeça quando uso cores, por exemplo :)

    ResponderEliminar
  2. quando estudava (lol parece que já passaram mil anos desde que saí da faculdade!) o meu melhor metodo era msm fazer resumos. As coisas so me entravam a 100% na cabeça quando as passava para o papel! x

    Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
  3. Uso as mesmas dicas que referiste e ainda uso a dica de "fazer cábulas", por normal este método ajuda-me a decorar a matéria mais rápido do que se estivesse apenas a fazer resumos. Não consigo explicar bem porquê mas acontece comigo e apesar de ter esse nome nunca uso realmente como cábulas é mesmo só para me ajudar a memorizar

    ResponderEliminar
  4. Uso e abuso da segunda dica nos meus resumos. Tento usar duas cores diferentes para cada capítulo, o que me ajuda imenso a organizar as matérias e a lembrar-me de onde vêm. Há colegas meus que acham uma perda de tempo mas comigo tem resultado!

    ResponderEliminar

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial