menu
23/01/2018

Loving Vincent


Mal vi que tinha sido lançado este filme nas plataformas online, nunca mais me saira da cabeça e, por fim, acabei por o ver. E ainda bem!
Para além de um filme, Loving Vincent representa uma declaração de amor intensa em homenagem a Van Gogh. Primeiro, pela forma como foi conceituado: animações a partir de pinturas a óleo, realizadas por mais de 100 artistas, seguindo o mesmo estilo do pintor. Mais do que contar sua história era necessário apresentá-la sob seu ponto de vista tão particular, O resultado, visualmente falando, é deslumbrante.

Uma obra inspirada pelas mais de 400 pinturas que Van Gogh fez ao longo de oito anos, onde são retratados locais e personagens  para construir uma investigação que, além de contar a história do pintor, mergulha-nos no mistério acerca da sua morte. Teria sido mesmo suicídio ou alguém seria o responsável? A resposta é apresentada a partir da viagem de Armand Roulin à cidade francesa de Arles, um ano após o falecimento de Van Gogh, com o objetivo de entregar à sua família uma carta perdida do pintor, endereçada ao irmão, Theo. Cada vez mais obcecado, Roulin inicia então uma investigação pessoal em torno dos conhecidos de Van Gogh para decifrar o que realmente aconteceu.

Sem dúvida um filme com um grande impacto visual, Loving Vincent  é um filme que brilha pela proposta estética implementada, seja pela beleza das imagens ou pelo perfeccionismo na técnica de animação. Se o filme me prenderia 95 minutos caso não fosse ilustrado desta forma? Talvez não, ainda assim é uma experiência cinematográfica que merece ser vista, especialmente por aqueles que apreciam não só a obra de Van Gogh como arte em geral.

Resultado de imagem para loving vincent

Imagem relacionada

Resultado de imagem para loving vincent

1 comentário:

  1. que giro, já tinha visto os posters deste filme mas não fazia ideia da forma como foi realizado, com as pinturas a oleo! parece o máximo, tenho mesmo que ver! x

    Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial