menu
09/03/2015

10 erros de maquilhagem


O texto abaixo não é da minha autoria mas quis muito partilhar com vocês estes 10 erros que, por mais cuidadosas e vaidosas que sejamos, não estamos livres de cometer pelo menos um. 
O artigo original remete-nos para a ideia de uma maquilhagem para o trabalho mas é perfeitamente adaptável para um dia a dia comum.

Então, de uma forma geral, percebemos que uma maquilhagem deve, essencialmente, uniformizar o tom de pele, disfarçar as olheiras, as marcas, manchas e borbulhas.

Os erros frequentes são:

1. Excesso de maquilhagem
Evita ficar com um ar muito carregado, usando tons escuros nos olhos e nos lábios, assim como muita base, blush ou pó bronzeador. Quanto mais fluída for a base, mais natural é o resultado final, pois as texturas compactas criam uma sensação de máscara na pele. As sombras brilhantes e o gloss com cor para os lábios também não são adequados para o contexto profissional. Usa os produtos de forma moderada e equilibrada. Por isso, maquilha-te num local bem iluminado, de preferência com luz natural e com um espelho que mostre todo o rosto.

2. Escolher o tom da base errado
Muitas mulheres querem ficar com uma pele mais bronzeada e usam uma base mais escura, do que o seu tom de pele, ficando a notar-se a diferença de cor do rosto para o pescoço, o que resulta num efeito artificial. O ideal é que a cor da base se funda com o tom de pele natural. Como tal, na hora de comprar experimenta a base na linha do maxilar, de forma a avaliar qual o tom mais indicado para ti.

3. Confundir o iluminador com o corretor
Quando pretende disfarçar as olheiras, o corretor é o produto mais indicado. Enquanto que o iluminador serve para dar um toque de luz ou volume ao rosto, o corretor uniformiza a tez da pele, corrige olheiras e disfarça certas imperfeições, como manchas, marcas ou borbulhas.

4. Maquilhar muito os olhos, sem uniformizar o tom de pele
Esta é uma das situações mais habituais. Contudo, antes de maquilhar os olhos deves uniformizar o tom de pele, aplicando a base ou um creme com cor, o corrector e o pó solto ou compacto, sobretudo se tiveres uma pele com imperfeições.

5. Aplicar pó bronzeado no rosto todo
Se não tens a pele bronzeada, então não apliques o pó bronzeador em todo o rosto. Tal como a base mais escura, vai notar-se a diferença da face para o pescoço e em relação às mãos. O ideal é que a pele fique levemente bronzeada, pelo que o tom do pó bronzeador deve ser no máximo dois tons acima da sua pele (pele clara ou morena clara e pele morena a negra). Aplica o pó bronzeador somente nas áreas onde costuma ficar queimada pelo sol. Imagina um W no seu rosto, partindo das têmporas (região ao lado dos olhos), passando pelas maçãs do rosto, do nariz e do queixo.

6. Sobrancelhas desalinhadas e sem forma
As sobrancelhas são importantes para dar uma maior expressividade ao rosto. Por isso, devem estar arranjadas e respeitar o formato do rosto. Sobretudo, não queiras ostentar uma mono-sobrancelha no trabalho, tal como a Frida Kahlo. Evita também as sobrancelhas definitivas, que são uma espécie de tatuagem feita por cima do desenho da sobrancelha, pois além de ficarem artificiais se não gostares de te ver não tens depois como alterar a sua forma.

7. Lápis de olhos apenas na parte inferior
Não apliques apenas o lápis na zona inferior do olho, pois em vez de levantar o olhar vai realçar ainda mais as olheiras e ficar com um olhar descaído. É preferível fazer um risco na parte superior do olho, junto às pestanas, e depois se quiseres complementar fá-lo também na parte inferior. Os cotonetes são preciosos aliados para corrigir quaisquer falhas na aplicação, por isso tem-nos sempre à mão. Para ficar com um look mais natural e neutro, em vez do preto, experimenta usar um lápis castanho, em olhos castanhos e verdes, e um lápis cinzento, em olhos azuis.

8. Pestanas coladas
Muitas vezes para engrossar as pestanas finas e claras é necessário aplicar mais do que uma camada de máscara. Porém, tem atenção para não ficares com as pestanas coladas, ao estilo dos anos 60. Um bom truque para conseguir umas pestanas maiores é utilizar um revirador de pestanas, antes do rímel. Depois começa a aplicação nas pestanas superiores, aplicando-a desde a raiz e fazendo um movimento ziguezague até às pontas. Este truque ajuda a dar volume e a separar mais as pestanas. Faz o mesmo nas pestanas inferiores, mas neste caso de cima para baixo, e também desde a raiz. Para evitar que estas fiquem coladas, passa um pente de sobrancelhas, depois de aplicar o rímel, para tirar o excesso e separar as pestanas.

9. Lápis de lábios mais escuro do que o batom e fora do contorno
Para delinear o contorno dos lábios, usa sempre um lápis da mesma cor do batom e nunca mais escuro, de modo a não ficar com o risco visível. O objectivo é ficar com o ar o mais natural possível. Do mesmo modo, evita usar o lápis de lábios fora do seu contorno para aumentar a boca, pois se não for bem feito vai notar-se. Neste caso, prefere usar batons que aumentem o volume dos lábios ou tons mais coloridos e cremosos. Mas evita lábios com cores muito vivas e muito brilho, em ambientes profissionais mais formais ou se estiveres em contacto com o público.

10. Dormir com a maquilhagem
Mesmo que chegues exausta no final do dia deve remover a maquilhagem, antes de ir dormir. Ao longo do dia, a pele transpira, acumula impurezas, óleo e poluição, pelo que é necessário limpar a cara para não asfixiar a pele. Esta rotina evita problemas como o acne ou outras infecções, assim como os poros abertos e os pontos negros. Se usares produtos à prova de água ou de longa duração, utiliza um desmaquilhante específico para os olhos e os lábios, de forma a remover com suavidade todos os resíduos.
Por Rita Carvalho, Consultora de Comunicação e Imagem

Cometem algum destes erros? 
Espero que tenha sido útil!!

8 comentários:

  1. Boas dicas! Eu não uso maquilhagem praticamente.

    ResponderEliminar
  2. O que sem dúvida me acontece e demasiadas vezes é o último! Por vezes é apenas preguiça, mesmo sabendo do mal que faz :p

    ResponderEliminar
  3. Eu só coloco lápis na parte inferior d olho, não sinto que saliente as olheiras, mas vou ter em consideração a dica :)

    ResponderEliminar
  4. Não cometo nenhum destes erros!! yeaah. No entanto, adoraria que a maquilhagem durasse mais tempo... isso sim era de louvar. xD

    ResponderEliminar
  5. Às vezes só pinto os olhos. Meto o creme de dia e pinto os olhos. Sem base, sem nada. Não acho que fique muito mal, depende :)

    ResponderEliminar
  6. Boas dicas! Eu que não percebo nada do tema agradeço!

    ResponderEliminar
  7. Ainda bem que eu só uso mesmo um lápis preto nos olhos e estou prontinha a andar eheh mas a sério que há gente que dorme maquilhada? :o eu não consigo!

    ResponderEliminar
  8. R: Sim, a tinta da caneta vai lascando :/

    ResponderEliminar

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial