menu
10/10/2015

O que nunca pensei aprender com o meu curso


A verdade é que todos nós estudamos conteúdos que nunca imaginámos sequer que existiam e descobrimos factos que fazem todo o sentido no nosso dia a dia, começamos até a olhar para as coisas com outros olhos, de uma forma mais cientifica, talvez, já sabemos o porquê de ser assim e não de outra maneira.
O que nunca pensei aprender foi serviços de carpintaria e serralharia. Sim leram bem. Neste semestre tenho uma cadeira chamada Práticas de Engenharia Química que desde as primeiras aulas veio a surpreender, não fossem os professores uma animação!

A unidade curricular consiste em aplicar na prática os conceitos que aprendemos em Mecânica dos Fluidos e Fenómenos de Transferência. Até aí, nada de anormal. Até que o professor, na apresentação destas mesmas aulas, informou-nos que iríamos ter, a par dos laboratórios, uns workshops de oficina. 
Nesta semana que passou, eis que tive então o meu primeiro workshop. Foram-nos apresentadas várias ferramentas e a ideia era que aprendêssemos os nomes. Segundo o professor, um engenheiro não pode chamar as ferramentas de "coisas", não podemos chegar a uma industria e dizer "por favor, chegue-me aquela coisa". Não! Nós temos de chamar as "coisas" pelo nome. É claro que muitas daquelas ferramentas nós já conhecíamos do nosso quotidiano, são aquelas que os nossos pais têm em casa para um serviço de emergência no que toca a bricolage. 

A segunda parte da aula foi bem mais interessante. Dei por mim de berbequim na mão a furar um pedaço de pedra, de tico-tico e de serra de metais a cortar latão. A oficina estava repleta de boa disposição e de alunos com o sorriso na cara perante tal cenário. Nunca nenhum de nós algum dia pensou que fosse para a faculdade aprender este tipo de funções. Realmente, a engenharia é um curso muito completo e abrangente. Um engenheiro tem de estar preparado para tudo!

4 comentários:

  1. O meu blog tem o novo link: http://the-choice-13.blogspot.pt/
    Se quiseres continuar a acompanhar-me terás de voltar a seguir :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Qual é o teu curso?
    R: É uma das séries que quero ver :)

    ResponderEliminar
  3. Até ao último ano, o meu curso pouco ou nada me ensinou sobre o que era suposto. Fui inundado por cadeiras teóricas da treta que não serviam para nada, mas ao menos no teu caso conseguiram tornar tudo divertido. A mal ou a bem já sabes mexer num berbequim haha.

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial