menu
16/07/2015

Ai engenharia, o que me fizeste!



O 2º ano de faculdade está oficialmente concluído, finalmente! Foi um ano muito trabalhoso e nada fácil, mas no final deste semestre vi todo o meu esforço a ser recompensado. Mas não é da retrospetiva do meu ano que venho aqui falar. De facto, passo o ano praticamente todo a respirar cadeiras de engenharia e é difícil não ficar inerente a certos conhecimentos (e não me refiro à matéria que tenho de estudar para os testes e exames). Deixo-vos aqui algumas coisas que aprendi e que de alguma forma mudaram o meu comportamento no dia a dia (já não sou a mesma de há dois anos atrás): 


1. Não colocar nada nas margens da mesa (já são muitas aulas de laboratório...)
2. Fechar todas as garrafas/recipientes depois de os usar, não vá acontecer algum acidente
3. Associar as letras das matriculas com elementos da tabela periódica (há quem jogue o 24 com os algarismos, por isso nem estou muito mal, não é...)
4. Nunca mais entornei líquido ao passá-lo de um recipiente para outro (e nem é preciso funil!)
5. Sabem aqueles frascos de produtos tóxicos de laboratório que não podemos mesmo inalar? Pois é, mas eu tenho tanta curiosidade em saber ao que cheira... Confesso que ás vezes não resisto. Não devia, eu sei.
6. Digo sempre integrar quando a minha intenção é dizer entregar
7. Chamar sempre centro de massa ao meio de qualquer objeto
8. Percebi a razão cientifica do porquê de não poder tapar totalmente uma panela enquanto cozinho ou o porquê de o leite a ferver esbordar e a água não, entre muitas outras coisas deste género (conhecimento nunca é demais) 
9. Mandar piadas nerds (assim como " Não se deve beber água enquanto se estuda porque diminui a concentração", esta está boa, ah?)
10. Melhor noção das quantidades (massa, volume...já quase nem preciso de usar medidores para preparar uma receita!)
11. Tomar  medicamentos de efervescência tornou-se muito mais simples, já sei agitar bem para diluir  e até limpar as paredes do copo para não haver perdas de produto, se eu tenho tomar 200 mg eu tomo 200 mg, gosto de ter bons rendimentos)
12. Já sei o porquê de não ser aconselhável beber água durante as refeições (obrigada química orgânica, mas bebo na mesma)
13. Se te queres proteger de um trovão, vai para dentro de um carro... ou de uma gaiola metálica
14. Os nomes da constituição dos medicamentos, cosméticos, etc já não são assim tão chineses.


Com certeza que daqui a algum tempo me vou lembrar de mais outros tantos tópicos destes, e é claro que venho aqui partilhar. Vou começar a anotá-los toodoos!

E vocês, o que é que o vosso curso alterou no vosso comportamento?

4 comentários:

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial